O primeiro carregamento da Transnordestina chegou a Iguatu na manhã desta sexta-feira (19) carregado de milho para a Tijuca Alimentos. A viagem-teste foi bem-sucedida e superou as expectativas da empresa.
O trem saiu ontem de Simplício Mendes, no Piauí, às 16h38 e chegou em Iguatu, no Ceará, às 05h10 da manhã desta sexta-feira. O transporte foi o primeiro carregamento comercial da ferrovia e integra os testes iniciais de comissionamento de cargas.
Leia mais:
O fato foi amplamente comemorado no Ceará. Autoridades de Iguatu, região Centro-Sul e representantes do Governo do Estado do Ceará estiveram nas instalações do Terminal Logístico de Iguatu e acompanharam o momento.
Iguatu se prepara para inaugurar um moderno complexo logístico ligado à Transnordestina que vai receber grãos, fertilizantes e outros produtos transportados pela ferrovia. O terminal já conta com 60% das obras executadas e deve entrar em operação em abril de 2026.
De acordo com representantes da Transnordestina Logística S/A, empresa responsável pela ferrovia, o primeiro carregamento trouxe milho para a Tijuca Alimentos, uma das maiores empresas de agropecuária do Ceará. Ao todo foram 20 vagões.
De Iguatu, o milho segue para a planta industrial da Tijuca na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) onde vai servir como alimento para as aves nas granjas da companhia.
Nos próximos dias a Transnordestina vai intensificar os testes para poder, de fato, operar a ferrovia no pleno funcionamento. As viagens de teste servem justamente para analisar todo o trajeto e corrigir eventuais falhas.
A expectava é de que a ferrovia esteja em pleno funcionamento entre janeiro e fevereiro do próximo ano, quando a viagem inaugural ocorrerá com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ver essa foto no Instagram