Home Ceará Essa é a cidade mais endividada do Ceará e uma das mais comprometidas financeiramente do Brasil
CearáEconomiaÚltimas

Essa é a cidade mais endividada do Ceará e uma das mais comprometidas financeiramente do Brasil

O levantamento considerou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, que juntas representam cerca de 60% da população do país

Compartilhar
cidade mais endividada do ceará
Anderson Duarte/Prefeitura de Juazeiro do Norte
Compartilhar

Juazeiro do Norte, município do Cariri cearense, foi apontado como a cidade mais endividada do Ceará em 2025 e está entre os municípios brasileiros com maior comprometimento financeiro, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

No índice de endividamento, a cidade registrou 16,63 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 — quanto mais próximo de 100, melhor a condição fiscal do município. O levantamento considerou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, que juntas representam cerca de 60% da população do país.

Siga o Panorama Ceará no Google e receba as principais notícias da sua região, e de todo o Ceará
Seguir no Google

Entre 2023 e 2025, Juazeiro do Norte subiu 82 posições no ranking de comprometimento fiscal, alcançando a 23ª colocação entre os municípios brasileiros nesse indicador, que considera fatores como dívida consolidada em relação à receita, sustentabilidade fiscal e capacidade de pagamento.

No contexto estadual, a cidade avançou cinco posições em relação a 2023 e passou a liderar a lista de municípios cearenses com maior nível de endividamento.

O que o índice de endividamento representa

O indicador de endividamento faz parte do pilar de Sustentabilidade Fiscal do ranking, que também leva em conta despesas com pessoal, dependência de recursos externos e taxa de investimento. Uma pontuação baixa, como a observada em Juazeiro do Norte, sinaliza que uma parte significativa da receita municipal está comprometida com o pagamento de dívidas, reduzindo a margem para investimentos e serviços públicos essenciais

Desafios fiscais e economia regional Especialistas em economia pública interpretam a posição de Juazeiro do Norte no ranking como indicativo de desafios estruturais que incluem crescimento das despesas correntes, rigidez orçamentária e limitações de arrecadação própria — obstáculos comuns a administrações municipais que atuam em regiões com alta demanda por serviços públicos e infraestrutura.

Juazeiro do Norte é um importante polo econômico e cultural do interior cearense, com forte presença nos setores de comércio, serviços e turismo religioso, e uma significativa participação no PIB estadual, ficando entre as cidades com maior produção econômica fora da Região Metropolitana de Fortaleza.

Compartilhar

Mais Acessados