Home Ceará Iberia inaugura voo direto entre Fortaleza e Madri e reforça conexão do Ceará com a Europa
CearáEconomiaNegóciosÚltimas

Iberia inaugura voo direto entre Fortaleza e Madri e reforça conexão do Ceará com a Europa

Nova rota amplia turismo internacional, terá três frequências semanais e deve chegar a cinco voos por semana a partir de abril

Compartilhar
Voo Iberia Fortaleza Madri
Foto: Reprodução/Governo do Estado do Ceará
Compartilhar

A companhia aérea espanhola Iberia inaugurou, nesta segunda-feira (19), a rota direta entre os aeroportos de Fortaleza e Madri, ampliando a conectividade internacional do Ceará com a Europa.

A nova operação marca um avanço estratégico no reposicionamento da capital cearense como um dos principais hubs aéreos do Brasil, com foco no turismo internacional e na retomada do protagonismo perdido durante a pandemia.

Siga o Panorama Ceará no Google e receba as principais notícias da sua região, e de todo o Ceará
Seguir no Google

Inicialmente, a rota contará com três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, ligando o Ceará à capital espanhola sem escalas. Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321XLR, de última geração, com capacidade para 182 passageiros. A chegada a Fortaleza está prevista para 16h50, com decolagem de retorno para a Espanha às 18h20, no mesmo dia.

Além de reduzir o tempo de viagem entre o Nordeste brasileiro e a Europa, a operação no formato “bate e volta” amplia o conforto dos passageiros e aumenta a capacidade de transporte de cargas entre os dois continentes. As aeronaves contam ainda com internet banda larga gratuita a bordo, reforçando o padrão de serviços oferecido pela Iberia.

O voo inaugural foi celebrado com uma cerimônia na Sala de Embarque Internacional do Fortaleza Airport, reunindo representantes da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), da Fraport Brasil e autoridades estaduais e municipais.

Durante o evento, foi anunciada a ampliação da operação. A partir de março, a rota ganhará uma quarta frequência semanal. O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que a expectativa é de crescimento ainda maior.

“De Madri, saem aviões para cerca de 100 destinos europeus, além de voos para a Ásia. Estamos ampliando nossa capacidade de atrair turistas para o Ceará. Hoje começamos com três frequências semanais e, a partir de 12 de abril, serão cinco voos semanais”, destacou.

O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, ressaltou o impacto direto da nova ligação aérea. “É um voo que vai trazer muito mais turistas para o Ceará, que já bateu recorde histórico de visitantes internacionais”, afirmou.

Turismo internacional em alta

A inauguração da rota Fortaleza–Madri ocorre em um momento de forte crescimento do turismo internacional no Estado. Em 2025, o Ceará registrou o melhor resultado da série histórica, com 115.735 turistas estrangeiros em voos diretos, superando o recorde pré-pandemia de 2019, quando foram contabilizados 112.920 visitantes.

O número representa um crescimento de 19,46% em relação a 2024, quando o Estado recebeu 96.882 turistas internacionais, confirmando a trajetória de recuperação e expansão do setor.

Os dados também apontam uma diversificação dos mercados emissores. A América do Sul foi o continente com maior crescimento proporcional, com alta de 93,64%. O Chile se destacou com avanço de 980,9%, saltando de 293 para 3.167 turistas, enquanto a Argentina registrou crescimento de 59,8%, totalizando 14.204 visitantes.

A Europa manteve a liderança em volume absoluto de turistas internacionais. A França seguiu como principal mercado emissor, com 20.750 turistas e crescimento de 44,7%, seguida por Portugal, com 17.307 visitantes, alta de 14,2%. Os Estados Unidos foram o único mercado a apresentar retração relevante, com queda de 23,5%.

LEIA MAIS: Aeroportos de Sobral e Iguatu podem ser privatizados em breve diz secretário Bismarck Maia

Compartilhar

Mais Acessados