O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), respondeu às declarações do ex-prefeito de Sobral Ivo Gomes (PSB) e afirmou que a aliança política construída com o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, e com o deputado federal Moses Rodrigues teve o aval do senador Cid Gomes.
Segundo Elmano, o episódio evidencia a necessidade de diálogo e maturidade política dentro do grupo. Elmano destacou que, em muitos municípios, a realidade política é complexa e envolve apoios cruzados. “Nós temos a situação do prefeito nos apoiar, e a oposição daquele prefeito nos apoiar. Em Sobral é o que está acontecendo”, afirmou.
O governador também reforçou que sua posição política na cidade foi clara durante o último processo eleitoral. Ele lembrou que participou ativamente da campanha da ex-governadora Izolda Cela, tanto na abertura quanto no encerramento da campanha no município. “A minha participação em Sobral foi muito clara, tendo lado”, disse.
Ao comentar a aproximação com Moses Rodrigues e Oscar Rodrigues, Elmano afirmou que a relação política construída ao longo do tempo permitiu a formação da aliança. Segundo ele, o deputado Moses já declarou apoio à sua possível candidatura à reeleição.
“Eu aprendi na política que quando você constrói laços, você constrói possibilidades. Você não fecha portas”, afirmou o governador. Elmano ressaltou ainda que qualquer conversa sobre alianças foi feita após reuniões com o senador Cid Gomes. “Quando eu fiz a conversa com o deputado Moses, eu fiz isso após reuniões com o senador Cid”, reforçou.
Reconhecimento de divergências
O governador reconheceu que a reação de Ivo Gomes demonstra um sentimento natural de insatisfação diante do novo arranjo político. “Efetivamente, eu não posso deixar de entender que o ex-prefeito Ivo tem algum grau de chateação ao ver a minha liderança ao lado de quem ele disputou. Faz parte”, declarou.
Elmano defendeu que o momento exige serenidade e disposição para o diálogo. “Se há uma insatisfação, nossa obrigação é sentar, dialogar, conversar, ouvir”, afirmou.