O município do Crato, localizado no interior do Ceará, é oficialmente a cidade com mais de 100 mil habitantes com maior proporção de católicos do Brasil, segundo os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE. Conforme o levantamento, 81% da população cratense se declara católica, um índice que reforça a identidade religiosa do município.
Localizada a 538 km de Fortaleza, Crato é conhecida por sua forte tradição cristã, marcada por procissões, celebrações litúrgicas, monumentos religiosos e festas populares de forte apelo espiritual. A fé da população é expressa não apenas na prática cotidiana, mas também em eventos grandiosos, como os festejos de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade.
Essa religiosidade deve ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses, com a inauguração da nova estátua de Nossa Senhora de Fátima, que terá 51 metros de altura. O monumento, que será um dos maiores símbolos religiosos do país, estava previsto para ser entregue em 13 de maio, mas as chuvas do primeiro semestre adiaram a conclusão da obra.
O destaque de Crato acompanha a tendência estadual: o Ceará tem a segunda maior proporção de católicos do Brasil, com 69,2% da população identificada com a religião. O número é superior ao da média da Região Nordeste (63,9%), que por sua vez segue sendo a mais católica do país.
O levantamento também aponta que, apesar da redução do número de católicos no Brasil nos últimos anos, municípios como o Crato resistem à tendência de secularização, mantendo viva a força da fé na vida pública e cultural da cidade.